5 de jul. de 2011

Hipocondria



Para começar as postagens, nada melhor do que explicar do que se trata o hipocondrísmo - que dá nome ao blog.

• Definição:
A Hipocondria é uma doença de fundo psicológico que tem como principal sintoma a crença de que se está com uma grave doença. Um Hipocondríaco é sempre tratado como neurótico - não são levados a sério - o que pode levar a uma complicação da doença, uma dessas complicações seria a auto medicação que pode desencadear intoxicações, hipersensibilidade e resistência de organismos nocivos.

• Sintomas: Os principais sintomas da Hipocondria são:

- Os hipocondríacos prestam atenção em qualquer sintoma - que poderia ser considerado irrelevante - e já acham que estão doentes.
- Estão sempre a procura de médicos, e nunca acreditam nos resultados negativos dados por eles (se acham mais espertos que o médico).
- Gostam de falar sobre os sintomas que estão sentindo e sempre carregam consigo vários tipos de remédio.
- Estão sempre examinando seus próprios corpos em busca de uma coisa anormal
- Eles tem um medo exagerado da morte.

Um exemplo desses sintomas pode ser dado quando uma pessoa sente dores seguidas na cabeça, e já acha que está com um tumor ou um aneurisma cerebral. Ou então uma palpitação mais forte do coração, causada por uma corrida, é "diagnosticada" pelo hipocondriaco como o início de infarto, e por aí vai.


• O que leva uma pessoa a se tornar hipocondríaca?

- A hipocondria pode se manifestar em pessoas que convivem com indivíduos realmente doentes (Ex: médicos, enfermeiros, ou até mesmo pessoas que tem algum familiar doente grave.)
- Alguém que viva com outras pessoas que se preocupam e falam muito sobre doenças pode vir a se tornar um hipocondríaco.
- E para os especialistas, a Hipocondria ou Nosomifalia - como também é conhecida - pode manifestar-se a partir de uma carga genética.


• Tratamento:
O tratamento de uma pessoa com hipocondria é feito com um psiquiatra e será realizado com psicofármacos similares aos usados no tratamento de TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) junto com a TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental) que é a única maneira suficientemente estudada e que vem apresentando resultados satisfatórios na redução dos sintomas dos pacientes, aumentando assim a qualidade de vida.

Por fim, se você acha que depois de ler todo esse post, você tem sintomas parecidos com esses, não deixe de procurar um psiquiatra :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário